Sinais de que chegou a hora de mudar de casa

entenda os sinais que mostram a hora de você mudar de casa

Você está pensando em mudar de casa, mas não tem certeza se é o momento certo? Há uma série de motivos que podem fazer você querer se mudar, alguns deles são bem comuns entre quem procura casas para morar.

Para saber se está na hora de começar a procurar a nova residência, continue lendo este conteúdo para saber quais são os principais sinais!

Quais motivos levam as pessoas a mudar de casa?

Muitas vezes nos instalamos em uma casa ou apartamento e fazemos do lugar o nosso. No entanto, é comum que certas necessidades mudem com o passar do tempo.

Assim, as dúvidas e o desejo de mudança passam a surgir. Na maioria das vezes, alguns fatores são bons o bastante para provocar uma mudança, mas quais são eles?

Caso esteja passando por esse dilema, veja logo a seguir alguns dos principais sinais de que está na hora de mudar de casa!

1. Mudança na estrutura familiar

Normalmente uma das principais razões para mudar de casa é a mudança na estrutura familiar, que pode haver uma série de possibilidades.

Um dos mais comuns é a chegada dos filhos. Como a família está aumentando, significa que uma casa maior com mais comodidades será necessária, com mais quartos, mais espaço na sala e uma área de lazer no condomínio.

Por outro lado, há situações em que os filhos estão saindo de casa, seja para fazer faculdade, se casando ou começando a trabalhar em outro lugar. Nessas situações, a opção mais prática normalmente é procurar por um local menor.

Além das crianças, diversas famílias adotam animais de estimação como membros da família. Uma mudança também pode ser levada em conta para dar mais conforto aos pets, principalmente se forem cachorros.

Também há quem opte por uma residência maior porque gostam de receber visitas. Dessa forma, familiares e amigos são recebidos com mais conforto.

Ou, dito de outra forma, como resultado de mudanças na estrutura familiar, os moradores do imóvel podem sentir necessidade de se mudar, tentando se adaptar ao presente enquanto planejam o futuro.

2. A vizinhança

uma vizinhança incômoda em um bairro ruim nunca é algo prazeroso de se conviver

Não é raro achar pessoas que estão contentes com suas casas e felizes consigo mesmas. Porém, sentem-se muito desconfortáveis com seus vizinhos, seja pelo barulho, muita gente e carros circulando, ou até problemas com vizinhos por desrespeitar as regras de convivência.

Em grandes cidades, isso é muito mais frequente por causa da dinâmica das vilas, onde os bairros se transformam em polos de boemia, causando um aumento do barulho e do movimento.

E quando se torna rotina, pode se tornar tão exaustivo que não há outra solução que não seja mudar de casa.

3. Segurança

Outro fator fundamental para a mudança de uma residência é a segurança.

Roubos e furtos que ocorrem com frequência na área, péssima iluminação pública e falta de sistemas de segurança, como portaria 24 horas, sistema de alarme, câmeras e outras ferramentas tecnológicas, são alguns dos fatores que fazem com que os moradores se sintam inquietos e com medo.

Nessas situações, mudar-se para uma região mais segura é o melhor curso de ação, para garantir a paz de espírito e a segurança de todos na família.

4. Proximidade do trabalho

Quem não acharia bom de morar mais perto de seu local de trabalho? Uma cena de dor de cabeça é criada pelo deslocamento, distância e o trânsito.

E, todo esse estresse, pode trazer alguns prejuízos à saúde mental e ao bem-estar. Esse é um dos motivos pelo qual muitos optam por sair de suas casas e encontrar um imóvel mais perto de seus locais de trabalho.

Você deve estar ciente da dificuldade em encarar diariamente o trânsito, principalmente nos horários de pico, caso resida em uma cidade longe do trabalho.

Além de diminuir a produtividade e o desempenho no trabalho, é difícil ter o descanso necessário.

5. A infraestrutura do imóvel está desgastada

quando o imóvel apresenta problemas na sua infraestrutura é uma questão a se pensar tendo em vista uma mudança para outro local

Nada dura para sempre, e isso também se aplica a qualquer tipo de imóvel.

Com o decorrer do tempo, sua linda casa ficará mais velha e começará a ter problemas, tais como:

  • Infiltrações;
  • Falhas elétricas;
  • Avarias no sistema hidráulico;
  • Desgaste da infraestrutura.

Com isso, começa a dar dores de cabeça aos moradores e exigem manutenção mais frequente. A pior parte é que, quando os problemas com a degradação da infraestrutura surgem, outros tipos de danos ocorrerão.

Além de prejudicar o conforto da família, esses problemas têm uma influência negativa no valor do imóvel. Portanto, você tem duas opções: fazer uma reforma geral ou se mudar para um imóvel mais novo e moderno.

6. Chega de aluguel

A organização financeira de muitas pessoas é projetada com o aluguel. Em certos casos, a maioria das pessoas desejam se livrar do aluguel.

Para quem atualmente vive no limite e não tem ideia de onde construir um lar, alugar um quarto até parece ser uma boa alternativa. Para aqueles que já estabeleceram suas carreiras, sair do aluguel pode apresentar duas opções: comprar sua casa atual ou mudar-se para uma nova.

7. Conforto

a falta de conforto é uma das principais razões para mudança

Além do fator do trânsito, a localização é outro ponto que pode deixar a desejar por outras razões. É normal procurar novas casas ao mudar de emprego, mandar os filhos para uma nova escola ou mesmo quando os objetivos e desejos dos moradores mudam.

O ideal é verificar se há imóveis mais confortáveis, tanto em termos de vizinhança quanto de estrutura da casa. Em sua busca, as pessoas priorizam áreas que estejam mais de acordo com suas necessidades e desejos atuais, como áreas arborizadas, bairros calmos e próximos a destinos populares.

Se a estrutura da casa é importante para você, considere condomínios com mais espaços de lazer e academia, ou casas maiores e mais abertas se o conforto for uma prioridade.

Conclusão

Caso você se familiarize com algum desses sinais, pode estar na hora de você se mudar de casa, para ter mais segurança, tranquilidade e conforto! Para conhecer imóveis disponíveis e encontrar o seu próximo lar, visite o nosso site e o perfil no Instagram da Sim Incorporadora!

Gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp