Investir em terreno vale a pena? Descubra o segredo!

Investir em terreno pode ser uma ótima oportunidade para quem quer morar em uma boa área pagando menos

Investir em terreno pode ser uma ótima oportunidade para quem quer morar em uma boa área pagando menos, pois o terreno tem um preço de compra mais baixo do que as casas prontas.

Para aqueles que não planejam se mudar para o bairro, ainda há benefícios na compra de terrenos, incluindo a possibilidade de construir e alugar a casa para outras pessoas.

Além de ser um bom investimento, a casa própria oferece a toda a família muito mais conforto, segurança e qualidade de vida. Continue lendo este conteúdo para conhecer as maiores vantagens de comprar um terreno!

 

É vantagem investir em terreno?

Diversas pessoas têm dúvidas sobre a compra de um terreno ou lote, por isso compilamos os principais motivos para investir em um terreno neste artigo, para ajudá-lo com suas dúvidas se estiver pensando em mudar de casa. Boa leitura!

1. Menor custo a longo prazo

Qualquer investimento incorre em custos ao longo do tempo, mas o retorno que gera determina se foi um bom investimento ou não. Para manter o controle dos custos enquanto aguarda o retorno de um investimento de longo prazo, ter um baixo custo de manutenção é uma ótima opção. 

A este respeito, um terreno é bastante vantajoso. Eles tendem a gerar custos muito pequenos para você, no máximo, o IPTU a cada ano, a menor quantidade de consumo de energia possível e manutenção do sistema de água. 

Você pode gastar menos dinheiro em seu investimento enquanto aguarda ele crescer. E para aumentar o benefício, comprar um terreno é mais econômico do que comprar uma casa pronta

Uma das maiores vantagens de investir em terreno está no fato de que ele tem preço de compra mais baixo do que as casas prontas

2. Várias opções de uso

A compra de terrenos é um investimento mais versátil e flexível do que outras compras, como um carro ou uma casa pronta. Você tem muitas opções, como construir uma casa, um prédio de apartamentos, um centro comercial ou deixar que outra pessoa construa e pague o aluguel da área. 

A sua escolha irá depender apenas do que tem uma maior taxa de retorno e qual é o seu objetivo de investimento. Em certas circunstâncias, nada mais precisa ser gasto do que a compra do terreno. 

O novo locatário pode usá-lo como bem entender, sem responsabilizá-lo financeiramente por suas ações. Basta examinar suas opções para ver quais são as mais lucrativas e que correspondem aos seus desejos.

3. Segurança

Quem acredita que comprar um terreno e morar em uma casa é “arriscado” deve pensar novamente. A segurança de um terreno localizado dentro de um empreendimento planejado também está presente, e é vigiado por câmeras o dia todo.

4. Valorização financeira

O terreno é bastante durável, o que significa que não perde valor. Por outro lado, melhorias na infraestrutura da região onde se localiza o terreno, bem como outros fatores, podem contribuir para a valorização do espaço. 

Em comparação com outros investimentos, a compra de um terreno é considerada uma das melhores estratégias financeiras atualmente disponíveis no mercado.

5. Facilidade no pagamento

Os terrenos oferecem opções de pagamento mais atraentes e flexíveis. Os loteamentos possuem condições de parcelamento diferenciadas e mais convenientes por serem um investimento mais acessível.

6. Liberdade para ampliar a obra

As opções futuras incluem adicionar mais um andar ao sobrado ou talvez concluir o plano de instalação da piscina ou uma área de churrasco.

Pois, tudo se torna seu depois que você compra um terreno e pode fazer o que quiser. É crucial ter em mente que os projetos são caros e que muitas vezes é necessário controlar a empolgação para evitar que os custos aumentem ainda mais.

 

O que fazer para comprar um terreno com segurança?

Para comprar um terreno com segurança é preciso estar atento as suas condições na hora da visitação e de assinar qualquer documento

Preste atenção às nossas sugestões para tomar uma boa decisão antes de investir em um terreno!

Observe as características regionais

Na hora de escolher um terreno, é fundamental considerar a infraestrutura que o bairro oferece. O ideal é que a região tenha:

  • Ruas asfaltadas;
  • Rede de saneamento;
  • Praças arborizadas;
  • Escolas;
  • Comércio por perto (supermercados, farmácias, etc.).

Essas características fazem uma diferença significativa no seu dia-a-dia, garantindo uma qualidade de vida melhor para toda a família.

Analise a documentação 

É crucial estar atento à documentação do terreno. Se for ilegal, a documentação alertará se estiver localizado próximo a áreas de mananciais ou zonas de proteção ambiental.

Entre as prioridades, é preciso avaliar a matrícula individual do terreno, que dá ao proprietário a garantia de que o bem não é fruto de ocupação não autorizada. Esta conferência tem o potencial de evitar 95% dos problemas que podem surgir na compra de terrenos.

Vá até ao cartório onde ele está cadastrado e verifique a situação do terreno. Consulte um corretor de imóveis ou talvez um advogado se você tiver dúvidas.

Faça uma comparação de preços

Assim que você iniciar sua pesquisa, verá que os preços variam muito. E isso é muito comum no mercado imobiliário porque muitos fatores podem afetar o valor de um terreno.

No entanto, é preciso ficar atento quanto aos preços muito baixos, isso pode indicar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de um grupo de moradores e uma quota de venda não autorizada.

Siga todos os procedimentos legais

Muitas pessoas compram terrenos, mas não planejam a transferência de propriedade. Caso cometa esse erro, poderá enfrentar dificuldades no futuro, além de não conseguir provar que é o proprietário legal do terreno.

Para evitar correr esse risco, faça um contrato de compra e venda, registre a transação no cartório de imóveis da cidade e conclua a transferência o quanto antes.

Visite o local

Antes de comprar um terreno, é essencial que você vá até o local pessoal para conhecer bem  a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e analisar a demarcação dos lotes. 

Por fim, o que você achou dessas dicas? Elas foram úteis para você? Não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que estão pensando em investir em um terreno para construir, mas que ainda estão em dúvida se vale a pena!

 

Gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp